terça-feira, 24 de abril de 2012

Currículos



Acervo Mariposa (SP) - É um programa cultural de gestão do acervo de vídeos de dança. A construção de um patrimônio coletivo é a principal tônica do Acervo Mariposa, com a finalidade de estabelecer a democratização dos materiais de dança, seja para a comunidade da dança, seja para o público em geral. A história no presente. Assim, busca abrir o espaço para o debate sobre acervo, vídeos e dança com o intuito de motivar a reflexão sobre nossas necessidades de memória e difusão.







Adriano Mattos Corrêa (MG) - Arquiteto e professor de projetos da Escola de Arquitetura da UFMG, mestre em Poéticas da Modernidade pela Faculdade de Letras – UFMG, doutorando no Programa de Pós-Graduação da Escola de Arquitetura da UFMG; concepção do espaço para os projetos de dança contemporânea ‘,e  - 10 episódios sobre a prosa topovisual de Gertrude Stein’ – Salvador/2008, e ‘[5] sobre o mesmo’ – Salvador/2010, colaboração com o FID 2009 e 2010 (Festival Internacional de Dança – BHZ), participação no VIVO arte-mov/2010 em Salvador: Novas Cartografias Urbanas e concepção do espaço e da luz para o  projeto VIVO Gambiólogos+Interactivos no espaço Centoequatro  em Belo Horizonte, propositor de oficina de intervenção urbana no Festival ELETRONIKA-bhz-2010, exposição domesticidades no Centro Cultural Belo Horizonte/2010, convidado do projeto Oi-cabeça/2009 e 2010 do Oi-futuro Belo Horizonte; oficina 'Práticas do não saber' festival de Verão da UFMG/2012 concepção e construção da estrutura para o projeto 'De novo Ercília' no Museu da Imagem e do Som em São Paulo/2012; diversas oficinas de marcenaria nas Escolas de Arquitetura de Belo Horizonte.








Alexandre Molina (MG/BA) - Doutorando em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA, Mestre em Dança (2008) e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (2005) pelo PPGDança-UFBA, Licenciado em Educação Física pela UFU (2001). É pesquisador do Grupo de Estudos PROCEDA/UFBA. Atualmente é Diretor de Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB; integrante do Coletivo Construções Compartilhadas (BA). Foi Coordenador de Dança da FUNCEB (2009-2011), atuou como professor e Coodenador do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível em Dança da Escola de Dança da FUNCEB (2008-2009) e foi professor substituto no curso de Licenciatura em Dança da Escola de Dança da UFBA (2005-2007). Professor de Dança e Educação Física na Educação Básica desde 1999. Atuou como professor no curso de Pedagogia e Normal Superior da Faculdade Católica de Uberlândia. Possui diferentes experiências artísticas em Dança, com destaque para os trabalhandos realizados com Fernanda Bevilaqua (MG), Wagner Schwartz (MG/SP/FRA) e Jorge Alencar, Lia Robatto, Eduardo Rosa, Rita Aquino e Líria Morays (BA).







Angel Vianna (MG/RJ) - Graduação pela Escola de Belas Artes / ex-Escola Guinard pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1956), especialização em Anatomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1959), especialização em Anatomia pela Universidade Federal da Bahia (1965), especialização em Cinesiologia pelo Rio de Janeiro (1966), especialização em Método de Ballet Clássico - Royal School of London pela Academia Dalal Achcar (1973) e doutorado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é Fundadora, Mantenedora e Diretora do Núcleo Coreográfico Teatro do Movimento, Diretora da Faculdade da Faculdade Angel Vianna, Presidente do Instituto de Pesquisa Arte Corpo e Educação Angel Vianna, Diretor e Mantenedor da Escola Angel Vianna e Secretária de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança.







Beatriz Bento de Souza (MG) - Socióloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF; Especialista em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/Minas; Mestre em Educação - Área de concentração de Administração e Política Educacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Possui larga experiência na Docência Superior, tendo ocupado os cargos de: Diretora de Escolas de Educação Básica das redes de ensino pública e particular; Diretora do Centro de Educação e Humanidades do Centro Universitário Metodista Bennett, no Rio de Janeiro; Coordenadora Geral do Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação da Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo, em Aracaju – Sergipe. Atualmente, exerce o cargo de Diretora da Unidade de Leopoldina da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG LEOPOLDINA.






Camillo Vacalebre (IT) - Professor da Técnica Alexander, diplomado pelo ATCA e membro da Associação Brasileira da Técnica Alexander - ABTA . Coreógrafo, dançarino e professor de dança diplomado pelo CNDO/EDDC. Ministra cursos e workshops em instituições acadêmicas e particulares, escolas secundárias, cursos de formação e docentes, festivais e centros independentes na América Latina e na Europa.






Cia Ormeo (MG) - Surgiu em 2003 como um desdobramento do projeto Café com Pão Arte ConFusão, que funciona há dez anos na cidade de Cataguases como um espaço democrático de confluências entre linguagens artísticas. Dirigida por Daniela Guimarães, a Cia Ormeo pesquisa a interação de linguagens cênicas – dança, teatro, música, artes visuais, novas mídias – focada na exploração artística em Improvisação e nas co-relações entre corpo e imagens visuais (cinema, vídeo e fotografia).





Daniel Marques da Silva (RJ/BA) É diretor teatral e professor de Interpretação. Desde 2005 leciona na Escola de Teatro e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA, sendo orientador de Mestrado e de Doutorado. Cursou Graduação, Mestrado e Doutorado em Teatro na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Suas pesquisas estão relacionadas a tipos cômicos, circo-teatro e teatro e cultura popular. Atualmente, é diretor da Escola de Teatro da UFBA.





Daniela Guimarães (MG/BA) - Pesquisadora, Artista e Improvisadora. Mestre em Artes Cênicas e Graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Formada em Teatro e Dança pela Fundação Clóvis Salgado Palácio das Artes (Belo Horizonte, MG). Bolsista 2008/09 pelo Pibic - UFBA, sob a orientação da Profa Dra Ivani Santana, na Pesquisa: Dança e as novas tecnologias. Integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas (Salvador, BA). Colaboradora do Projeto Mapa D2 - Mapa e Programa de Artes em Dança Digital. Diretora da Cia Ormeo e Coordenadora Geral do Projeto Café com Pão Arte ConFusão (Cataguases, MG).






David Tygel (RJ) - É fundador e integrante do grupo vocal Boca Livre como compositor tem diversas canções gravadas por importantes intérpretes da MPB e é também autor de trilhas sonoras para o Teatro e o Cinema. Com mais de trinta filmes musicados, nacional e internacionalmente, Tygel oferece ainda oficinas de criação e workshops para músicos e estudantes e profissionais em Cinema, Musica e Comunicação Social. É professor de Trilha Sonora no Cinema na PUC-Rio.






Denise Telles-Hofstra - Especialista em Artes do Movimento pelo  Laban Centre for Movement and Dance de Londres pelo programa Mphil/PhD. Desenvolveu pesquisa de campo em Wuppertal/ Alemanha, documentando os processos criativos de Pina Bausch.  Doutora em Psicologia/UFRJ; Mestre em Ciência da Arte/ UFF; Bacharel em Artes Cênicas /UNIRIO, Universidade em que leciona Teatro-Dança e Multimídia e coordena o Projeto integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão “Processos Criativos em Arte, Ciência e Tecnologia. Formada em Dança Contemporânea pela Escola e Faculdade Angel Vianna – FAV, instituição em que coordena o curso de Pós-Graduação em Teatro e Dança na Educação e o Curso de Formação em Laban e a Arte do Movimento. Atuou como Membro do Conselho Consultor do Centro Coreográfico do RJ. Integrou a diretoria do Centro Laban Rio. Diretora do FESTIVAL DE TEATRO-DANÇA DO RJ.  Coreógrafa da Cia Laban Teatro-Dança do RJ. Coordenadora do projeto “Dançando Cores e Culturas” (inspirado no projeto A cor da cultura) de dança criativa e inclusiva com crianças de comunidades carentes, desenvolvendo metodologias que buscam valorizar os diferentes perfis de corporeidade. 













Diogo Granato (SP) - É diretor e coreógrafo de seus trabalhos solos e do Silenciosas + GT`Aime, e intérprete criador da Cia Nova Dança 4. Faz parte do grupo Le Parkour Brasil e tem, em São Paulo, um estúdio de pesquisa, criação e aulas de dança, yoga, palhaço e parkour .






Dulce Aquino (BA) -  Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA, membro do Colegiado de Pós-Graduação. Membro do Grupo de Pesquisa DC3 - Dança, Ciência, Comunicação e Cultura. Atualmente pró-reitora de Extensão Universitária da Universidade Federal da Bahia. Membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais CNPC, como representante da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior ANDIFES. Coordenadora Nacional da área de Arte e Cultura do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Universidades Públicas do Brasil FORPROEXT. Membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança ANDA. Membro da diretoria do Fórum Nacional de Dança. Membro do Conselho Editorial da Enciclopédia de Dança do Itaú Cultural. Possui pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, Graduação em Licenciatura em Dança (1963), Graduação em Dançarino Profissional (1962) e Especialização em Rítmica (1965). Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Coreografia, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, coreografia, complexidade e dança, arte e dança brasileira. 







Eduardo Rosa (MG/GO/BA) - É artista, docente e pesquisador em Dança. Especialista e Mestre pelo PPGDANÇA e Doutorando pelo PPGAC, Universidade Federal da Bahia – UFBA. Tem desenvolvidos atos críticos em Dança, sendo convidado a integrar o grupo de colunistas do idança, sítio eletrônico especializado nessa linguagem artística. Desde 2005, leciona disciplinas relacionadas com a apreciação estética e análise crítica em dança, inicialmente na Escola de Dança da UFBA e posteriormente na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB.





Hugo Leonardo (BA) - É dançarino do Grupo X de Improvisação em Dança e do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpoaudivisual. Tem atuação destacada como performer, professor e promotor na comunidade de prática da dança de Contato Improvisação, sendo organizador do Festival EmComTato de Contato Improvisação de Salvador. É mestre em Dança e doutorando em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA.





Jacyan Castilho (RJ/BA) - Atriz formada pela UniRio, diretora teatral, bailarina formada pela Escola Angel Vianna. Prof. Adjunta da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde leciona nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, em disciplinas de Interpretação e Técnicas de Corpo para atores.


 



João Queiroz (RJ/MG) - É professor do Instituto de Artes e Design (IAD), da
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e editor do International
Journal of Signs and Semiotic Systems [www.igi-global.com/ijsss]. Seus
principais temas de pesquisa incluem "sistemas adaptativos complexos",
"intersemiose" e "tradução intersemiótica".







Líria Morays (BA) - Artista, professora e pesquisadora em Dança. Doutoranda em Artes Cênicas pelo PPGAC, Mestre e Especialista em Dança, Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. É integrante do Coletivo Construções Compartilhadas e do Radar 1 - grupo de improvisação em dança.






Lucas Valentim (AL/BA) – Graduado pelo Curso de Licenciatura em Dança na UFBA onde atualmente desenvolve sua pesquisa de mestrado. Artisticamente Lucas atua como dançarino, diretor, ator, técnico de som, produtor e coreógrafo. É integrante do Núcleo VAGAPARA desde sua formação em 2007. Coordena o projeto De Solos e Coletivos – MiniFestival Itinerante e atualmente dirige o GDC – Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia – UFBA (formado por alunos de graduação).







Marcos Pimentel (MG) - Documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Diretor de documentários que ganharam 78 prêmios por festivais nacionais e internacionais e foram exibidos em mais de 500 festivais em todos os cantos do mundo. Desde 2009, é professor do departamento de documentários do curso regular da EICTV – Cuba.





Maria Aida Barroso (MG) - Pianista e regente, natural de Cataguases. Atualmente é professora de Percepção Musical da Universidade Federal de Pernambuco. Em Cataguases, foi professora da Escola de Música Lila Carneiro Gonçalves e do Centro das Tradições Mineiras e Cia Ormeo (MG). Seus principais trabalhos como pianista são o show Anna, Maria e Chico, o concerto Cantos Brasileiros, que circulou pelo país com patrocínio da Funarte e o projeto Multimúsica, de Tim Rescala.






Miriam Gaspar (RJ/MG) Formada em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas – com Especialização em Clínica da Transversalidade em Instituições Públicas e Privadas pela Universidade Federal Fluminense. Atua como coordenadora pedagógica e professora de teatro e história da arte no Projeto Café Com Pão Arte ConFusão e como orientadora dramatúrgica na Cia Ormeo. Organiza oficinas de artes, literatura, leitura e dramatização em escolas e empresas.





PINA – Ponto de Interação nas Artes (MG) Homenageando a bailarina e coreógrafa alemã Pina Baush (1940 - 2009) que exerce revolucionária influência no pensamento da Dança e do Teatro no terceiro milênio, em 2012 o Centro das Tradições Mineiras se renova como PINA – Ponto de Interações Nas Artes – Dança Teatro Música Audiovisual. Uma identidade cultural que traduz, de maneira abrangente, singularidades e coletividades da cultura e das artes contemporâneas.






Projeto Café com Pão Arte ConFusão (MG) - Atua há 12 anos na promoção de iniciativas artísticas pautadas por conceitos de fortalecimento da cidadania, colaboração e responsabilidade, que acontecem no PINA - Ponto de Interação de Núcleos Artísticos com foco em Dança/Teatro/Música/ Audiovisual. Oferece atividades a 150 alunos através de aulas gratuitas de Capoeira, Dança, Flauta, Teoria Musical, Artes Visuais, Teatro, Percussão, Canto e História da Arte. A Mostra Artística criada, anualmente, pelos alunos (Junho), a mostra de filmes “Cine ConFusão”, a Montagem Café com Pão Interativa (Novembro) e os trabalhos de criação específicas de cada Núcleo de Interação realizados ao longo do ano; são desdobramentos da pesquisa realizada na interação de linguagens com aplicabilidade na criação cênica e nos desdobramentos na área audiovisual.




Rita Aquino (RJ/BA) - Artista, pesquisadora e educadora em Dança. Doutoranda do PPGAC/UFBA; Mestre e Especialista em Dança pelo PPGDança/UFBA (2008; 2006); e Licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna, RJ (2005). Integrante-fundadora do Coletivo Construções Compartilhadas (BA). Coordenadora Pedagógica do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (2010-2011). Professora substituta do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia, Departamento de Teoria e Criação (2007-2008). Ministra cursos e workshops regularmente, a exemplo das cidades do Rio de Janeiro, Salvador, João Pessoa, Fortaleza, e Rosário (Argentina). Participou da comissão examinadora de docentes de Artes da UNIVASF, Juazeiro, BA (2008) e do Processo Seletivo Simplificado REDA para Professores de Dança da Escola de Dança da FUNCEB, SECULT/BA – Editais 001/2012, 001/2010 e 004/2010. Compôs a Banca de Avaliação de trabalhos de conclusão de curso da Graduação em Dança da UFBA no ano de 2008. Atuou como Parecerista do Fundo de Cultura (2011), na seleção de Projetos de Formação em Artes Cênicas. Integrante do Grupo de Pesquisa Modelagem da Complexidade em Artes, Humanidades e Saúde - CONES (UFBA). Coordenadora das Atividades Formativas – Oficinas do 4o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia. Responsável pela Formação de Platéia do Projeto Quarta Que Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, edição 2011.





Xisto Medeiros (PB) - É professor de contrabaixo elétrico e acústico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ocupa o cargo de I contrabaixo da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). Também integra os grupos Quinteto da Paraíba; JP Sax; Quarteto de Baixo Elétrico da Paraíba (Paraibass) e faz parte da banda do cantor e compositor Chico César, com quem tem feito frequentes turnês nacionais e internacionais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário